MESTRE CANELA

NOME

Pedro Batista Flausino

GRADUAÇÃO

Preta

CIDADE/ESTADO/PAÍS

Guarulhos/São Paulo/Brasil

CONTATOS

Telefone: (11) 9.9901-2710

Email: canelabrasil@hotmail.com 

BIOGRAFIA

 

Nascido em 03/09/1971 na cidade de Guarulhos/SP. Iniciou a capoeira em 1982, com o seu pai, no fundo do quintal de sua casa, treinava com seus três irmãos e vizinhos. “Era uma capoeira seca, estilo primitivo, com movimentos objetivos. A gente não entendia o porquê daqueles movimentos e muito menos porque que se apanhava tanto. Meu pai não explicava só mandava fazer, ele dizia que precisava desenvolver a sua capoeira” – relata Mestre Canela.

 

Em 06/06/1986 conheceu uma academia chamada “Baiano Januário” que fazia uma promoção “treinar de graça durante as férias escolares”, foi nessa ocasião que conheceu o Mestre Ferrinho, seu primeiro Mestre. Aprendeu o que era capoeira, seus estilos, fundamentos, tradições e respeito ao próximo.

 

Seu apelido surgiu em uma sexta-feira de Setembro de 1986 numa roda um aluno de apelido Papagaio de tanto levar caneladas começou a espalhar que seu apelido deveria ser “Canela” e não “Desastre”, como era conhecido desde o inicio.

 

O dia do seu batismo foi o ponto chave para permanecer de vez praticando essa arte. Foi lá que descobriu o poder que a capoeira tem de mexer com o indivíduo, de dar prazer, satisfação em realizar a felicidade do próximo e transmitir uma energia através de cantos e ritmos.

 

Dia 04/02/1992 entrou para a Associação Desportiva e Cultural Guerreiros de Zumbi do Mestre Catitu. Ministrou aulas em vários pontos de comunidades em Guarulhos, e em 14/03/1993 se formou Professor. Foi reconhecido Contramestre em 1998 e Mestre (preta) em 02/10/2011. Participou de diversos campeonatos, festivais e batizados.